Rota do Equinócio

21 de Setembro de 2013, Sábado
1º Encontro Guardunha e Mistérios com jantar e Passeio Pedestre na encosta de Castelo Novo pelo sopé da Penha.

 
 
14h00 \ Edificio dos antigos Paços do Concelho
1º ENCONTRO "GUARDUNHA E MISTÉRIOS"
Pedro Miguel Salvado: 
Introdução e Moderação
Pedro Teixeira da Mota: 
Do auto-conhecimento libertador à comunhão com a Natureza e o Divino. A tradição indo-europeia persa e portuguesa e o seu presente
Jason da luz: 
Special mystical qualities of the mountain and how it fits into the guided meditation cd that I made some years before the mountain called to me
André Louro de Almeida: 
A luz como linguagem do espírito 
Fernando Nogueira Pereira:
Movimento Democrático Orgânico: Modo Português - Manifesto Cumprir Portugal: um projecto global de civilização \ teoria do campo (caminho) unitário.
 
18h30 \ Serra da Guardunha
PASSEIO PEDESTRE E JANTAR DO EQUINÓCIO
 
INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA
Inscrição: 6 EUR de donativo à Descobrindo - Associação de Desenvolvimento Territorial
Inscrições limitadas até 3 dias antes da data do evento:
 
A taxa de inscrição inclui a conferências, seguro, todas as experiências do programa, apoio logístico e jantar.
 
M: 961 916 943 . 961948318
E. descobrindo@mail.com
 
APOIOS: Gardunha 21, Câmara Municipal do Fundão e Junta de Freguesia de Castelo Novo
 
 
Oradores:
 
PEDRO TEIXEIRA DA MOTA
Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa. Aprendizagem e formação em Yoga, na Índia. 
Professor de Yoga e Meditação durante vários anos.
Investigação no espólio de Fernando Pessoa na Biblioteca Nacional e publicação de quatro livros de inéditos, entre 1988 e 1989: Moral, Regras de Vida e Condições de Iniciação, Grande Alma Portuguesa, Rosea Cruz, Poesia Profética, Mágica e Espiritual,
Publicou ainda:  Agenda do Centenário de Fernando Pessoa, 1988.
Livro da Sabedoria Portuguesa para 1989.
Livro dos Descobrimentos do Oriente e do Ocidente, em 1998, no Ano do V Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia.
Astavakra Gita, o Cântico da Consciência Suprema, tradução e comentários, na editora Maitreya, 2006
Modo de Orar a Deus,  de Erasmo. Tradução (com Álvaro Mendes), introdução e comentários, na Editora Maitreya, 2008.
Director do Borda Água de 2006 a 2008.  
Colaborador em várias obras colectivas. Palestrante, conferencista (em especial Sabedoria indiana e iraniana, Pitágoras e Tradição pitagórica, Fernando Pessoa, Antero de Quental, Tradição Espiritual Portuguesa, Templários, Caminho de Santiago,  Humanismo e Renascimento, Erasmo, Hafiz, Saadi, Wenceslau de Moraes, Tolstoi, Não-violência, Japão e o Shintoísmo, Esoterismo, Caminho Espiritual).
Colaboração diversa em jornais, revistas e livros e dicionários colectivos.
Tem trabalhado como especialista de livros, e em especial antigos, catalogando-os ou interpretando-os em duas leiloeiras em Lisboa.
Dedica-se sobretudo à investigação da filosofia perene, ou da sabedoria e espiritualidade, no seu aspecto tanto téorico como prático.
 
 
JASON DA LUZ
I will be talking about the special mystical qualities of the mountain and how it fits into the guided meditation cd that I made some years before the mountain called to me.
Jason is a spiritual master who helps people find and achieve their personal spiritual direction. For many years Jason has treated and taught people from all over the world to improve their physical health, finding mental and emotional balance, enabling them to understand their spiritual direction while returning calmness and serenity back to their personal environment. 
Jason’s guided meditations are spiritual development tools, designed to touch the heart and open a pathway for the soul to heal. They allow the listener to remember their life’s spiritual direction and purpose bringing forward the understanding that they are far more than the physical form in which they live. Jason’s work is used widely around the world by people of an open spiritual nature who are seeking guidance with their spiritual direction. 
By using these guided meditation cd’s the soul’s purpose in this life can be revealed allowing you to find the root cause of the imbalances within your life, whether they be physical, mental, emotional or spiritual. Once the root cause is found then the meditations gently work to cleanse and balance your whole being, improving not only your physical, mental, and emotional health and wellbeing but also enabling you to find your spiritual direction, thus bringing about a state of perfect harmony and balance into your whole life. 
 
 
ANDRÉ LOURO DE ALMEIDA
André é considerado um catalizador espiritual frontal e libertador. mantendo-se no entanto sensível à dor e complexidade da condição humana.
Assumindo um interesse por modelos descritivos da psique - da Astrologia a Jung - e operando frequentemente como um crítico cultural incisivo,  o seu trabalho revela um comunicador intenso e um investigador  meticuloso dos aspectos internos da Vida. 
Apesar de assentar sobre uma busca constante de conceitos claros a partilha da informação e do estímulo espiritual acontece fundamentalmente em um plano intuitivo, de coração a coração, sem formatos rígidos nem moldura tradicional.
André nasceu no Funchal em 1964. Desde os 18 anos de idade que detecta dentro de si um impulso definido para comunicar da forma mais abrangente e universal que lhe é possível, as impressões que recebe do seu próprio Núcleo Cósmico.
A este impulso filosófico básico foi-se acrescentando, com o tempo, uma compreensão da situação planetária em níveis psíquicos, subtis e internos. Algumas das suas notas características são: contemporaneidade, sentido de urgência e escala, sobriedade e liberdade, combinados com uma consciência amorosa, mas não facilitista. Em paralelo com este desvelar gradual de um programa de acção espiritual alguns temas artísticos, psicológicos e sociais permaneceram:
Um interesse persistente na relação entre arte, decoração, harmonização psico-afectiva e espaços de convergência social.
Um interesse em Arte Generativa, Motores Poéticos, Sistemas Geradores de Diversidade e Land-Art como complemento da criação de Paisagem.
Um compromisso com o exercício da beleza como um dos mais fundamentais fios de Ariadne da memória colectiva: como mapa de retorno ao estado primordial, edenico-adamico.
Um interesse na combinação entre palavra falada –"Spoken Word", – poesia e música.
A suspeita crescente de que certos estados de consciência no presente ciclo da vida planetária só emergem em condições de "laboratório social" – ashramicas ou quasi-ashramicas.
A necessidade de gerar invenções sociais - –toda a politica que pode ser feita fora dos partidos políticos - que permitam uma maior circulação da Luz da Alma e do Fogo do Espírito.
Uma constante elaboração espiritual em torno do facto da TERRA ULTIMA, Terra Ígnea, a existência da Terra numa dimensão eterna.
O contributo de André inclui reflexões em torno de um poliedro de conhecimento que contem elementos críticos como o despertar da essência da Vida Infinita no metabolismo celular, os centros-espelho intraterrenos em civilizações paralelas, a preparação para a integração da Terra na grande corrente ascendente do Universo e a religação da Humanidade aos caudais da Árvore da Vida, o sistema cósmico de circulação da presença divina.
Em 1989 André Louro de Almeida foi contactado por seres do mundo interno na região de Dornes, Portugal. 
Estes seres instruíram-no sobre a existência de dois centros de consecução do plano hierárquico para a Terra, em planos paralelos:  LYS, em Portugal e ANU TEA na Polinésia. Sob a condução destes seres os seus veículos internos foram preparados para uma progressiva comunicação pública sobre estes centros - tarefa que André considera ainda não ter começado, no sentido iniciático, apesar das inúmeras referencias a todo o seu trabalho em inúmeras publicações, citações, artigos e materiais de outros autores.
Para acompanhar a reflexão que André propõe basta experimentar o princípio espiritual de identificação interna. O desenvolvimento do seu trabalho acontece por repetições cíclicas e persistentes em torno de uma aproximação gradual a um centro de fogo transfigurador que é simultaneamente a mais alta identidade individual e o princípio unificador de todos os Seres. 
A nota de síntese que transpira do seu contributo é o Coração Inteligente, o que se reflecte numa cuidadosa observação interior, numa busca sensível de conciliar a aventura psicológica-criativa individual com a emergência do Princípio Divino, Principio activo nos níveis profundos do ser humano e da Consciência Terrestre. 
Com aproximadamente 200 conferências gravadas em formato digital o seu trabalho em palavra falada é abrangente e cobre áreas do conhecimento interno de forma por vezes original. Sendo responsável pelo desenvolvimento de cerca de 15 cursos de conteúdo psicológico, espiritual e artístico e 25 seminários de temáticas complementares, André tenta preservar tempo significativo para o seu filho de 15 anos e para períodos inalterável quietude, como forma de união com campos mais profundos de energia.
O trabalho que André desenvolve avança de forma extremamente lenta, com frequentes interrupções na sua exposição ao público. Depois de anos de actividade em Agosto de 2009 André retirou-se para preparar em silencio a próxima etapa, a AIRSchool.
http://www.airschool.org/
 
 
FERNANDO PEREIRA NOGUEIRA
https://www.facebook.com/pages/MODO-Portugu%C3%AAs/667769166569110?fref=ts
 
 


 
 
 

 

 

 


*Actividade para sócios. Possibilidade de se tornar sócio no local.