DESCOBRINDO - Associação de Desenvolvimento Territorial

A DESCOBRINDO - Associação de Desenvolvimento Territorial é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objectivos motivar e formar as populações potenciando a criação de projectos inovadores, em articulação com as instituições, entidades e associações locais do território da Serra da Gardunha. Uma incubadora de oportunidades que irá potenciar e valorizar as identidades dos diferentes recursos, artes,  lugares, produtos e gentes, descobrindo e promovendo o seu património natural, histórico, cultural, agrícola, social e humano e ligando-o ao exterior e unindo, muitas vezes, rural e urbano, tradicional e contemporâneo, passado e futuro.

Mobilizamos um conjunto de pessoas criativas, especializadas no desenvolvimento e implementação de diferente projectos com formação, qualificação e experiência multidisciplinar, conhecedoras a apaixonadas por este território. 

Queremos estar próximos das gentes locais com as quais temos vindo a recolher e a investigar os valores e as potencialidades do território, dando início à  planificação e implementação de acções e projectos estratégicos. Queremos Descobrir, Desenvolver, Dinamizar, Divulgar e dar Dimensão aos produtos, recursos e memórias como património material e imaterial de cada pessoa e de cada lugar, como seres únicos, e das comunidades e de todo a Serra nas suas relações, como um todo.

Acreditamos que em cada descoberta que fazemos neste território,
vamos Descobrindo novos territórios... 

As oportunidades de desenvolvimento de cada Território, estão intimamente ligadas ao imaginário, às memórias e aos saberes das comunidades e do indivíduo, e às suas relações com os recursos naturais e o meio envolvente.
As especificidades dos territórios, a sua geomorfologia, os recursos, as actividades e os saberes das suas gentes, são factores de construção da sua identidade cultural, social e humana e aquilo que os torna distintos e únicos. Cada lugar, aldeia, cidade, região ou país apresenta uma identidade própria, construída ao longo do tempo, que se encontra em constante evolução e mutação.
A capacidade de descoberta ou redescobreta destas memórias e saberes, e a sua aplicação na criação de novos produtos como mensageiros identitários, são factores preponderantes na evolução sustentável e sustentada dos Territórios.
Só através da implementaçao de acções direccionadas para o desenvolvimento sustentável e sustentado, focadas naquilo que é diferente, único e distinto permitirá obter de retorno a longo prazo.

Descubra, indo...

 
 
 
 
 

Sócios